quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Basquete em cadeira de rodas


Sua prática teve início após a Segunda Guerra Mundial, pois nesse período aumentou muito o número de pessoas portadoras de deficiência física devido à guerra, e assim começaram a surgir nos hospitais atividades esportivo-recreativas para essas pessoas. Essa atividade logo se destacou pela notável melhora física e psicológica dos seus praticantes, e a partir disso foram surgindo os campeonatos e federações, fazendo com que ela ganhasse dimensões cada vez maiores. No Brasil, o basquete em cadeiras de roda iniciou-se no final dos anos 50 por meio dos atletas Sérgio Del Grande e Robson Sampaio. Os dois foram participar de um programa de reabilitação nos Estados Unidos, logo após, Sérgio passou a desenvolver o esporte em São Paulo incentivando a criação do Clube dos Paraplégicos, e Robson foi para o Rio de Janeiro e criou o Clube do Otimismo.
O Basquete sobre rodas visa atender criança, adolescentes, adultos interessados em aprender para dessa forma contribuir na inclusão social dos mesmos. Segundo um estudo feito na cidade de Maringá, os cadeirantes procuram esse esporte principalmente para desenvolverem uma atividade de recreação e lazer, depois, com menos frequencia, para competições e para fazer novas amizades e por último pela perspectiva de melhora em relação à deficiência. Os resultados que se pode observar nesse estudo foram, em primeiro lugar, a melhora da auto-estima (40%), contribuindo para a estruturação da personalidade e do ânimo dos praticantes, considerando que o esporte é uma importante ferramenta para a restauração do corpo e da mente. O segundo fator de maior destaque foram as relações sociais (30 %), depois a habilidade motora (20%) , pois o basquete em cadeira de rodas é utilizado também como uma forma de preparação física para a realização das atividades do dia-a-dia sem fadiga excessiva. Por último, com menos frequencia (10%) está a ocupação do tempo livre.
Os autores são unânimes em afirmar que a atividade motora adaptada proporciona melhoras significativas no aspectos sociais, psicológicos, físicos e motores.

Um comentário: